sábado, 19 de novembro de 2011

REDESCOBRINDO A MULHER DE PROVÉRBIOS




Redescobrindo a mulher de Provérbios 31 - Vestida com força - Parte I
terça-feira, 11 de maio de 2010



Como você tem usado a força que Deus lhe deu? O Senhor vestiu-a com força.
As escrituras dizem em Provérbios 31:25, "A força e dignidade são os seus vestidos, e ri-se do dia futuro” também diz em Provérbios 31:17: "Cinge os seus lombos de força, e fortalece os braços. "
Sem dúvida, Deus dá força mulher cristã. Tal como acontece com tudo o que Deus nos dá, nós nos tornamos administradores desse dom. Também nos tornamos responsáveis para usá-lo de maneira correta e agradável a Deus.
Se você sente que é pequena ou grande, não é a questão. A questão é: você vai usar sua força em algo. Você vai dirigi-lo em algum sentido, tanto na direção certa ou na direção errada.
Quero compartilhar alguns princípios que irá assegurar o seu caminhar na perfeita vontade de Deus para o resto de sua vida.
Leia esta mensagem com o coração aberto ao Espírito Santo para que Ele ministre ao seu coração A mulher que Deus projetou em você. Deus tem uma vontade perfeita para sua vida. Não perca por nada deste mundo.

PARTE I - A FORÇA DE UMA MULHER CRISTÃ
Na sociedade de hoje, o verdadeiro significado da força feminina ficou distorcida. Mas Deus não quer que você se sinta confusa. É por isso que ele explica a sua visão de uma mulher forte, na passagem de Provérbio 31.

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis" (Provérbios 31:10).

Você sabia que a palavra que costuma ser traduzida como virtuosa, aqui, realmente significa muito mais? A palavra hebraica que Deus usa para definir um padrão para as mulheres cristãs que ainda se mantém até hoje é "chayil".

Durante este tempo na história, chayil ,teria sido usado para descrever grandes exércitos e guerreiros! É um adjetivo que significa forte, poderoso e potente!

Chocado? Eu também!
Como a Bíblia continua a descrever a mulher ideal de Deus? "a força e a dignidade são os seus vestidos" (ver Provérbios 31:25 ).

Como mulher, Deus tinha lhe dado força. Mas que tipo de força?

Será que o fato de que você pode fazer o jantar, atender o telefone, e mudar uma fralda suja, tudo ao mesmo tempo, a torna "chayil"? Esta é a única força e o valor que Deus coloca nas mulheres?

Claro que não!

Sua força e poder não vem de quanto você pode realizar em um dia.
Ela sai de seu relacionamento com seu Pai Celestial.

Jesus ensinou esta mesma verdade com uma mulher chamada Marta, há mais de dois mil anos atrás, e ainda é tão verdadeira hoje.

Marta tinha um grande jantar para preparar, o Senhor jantaria com eles naquela noite. Como ela estava trabalhando de forma diligente, tentando tornar o jantar tão agradável quanto possível, ficou frustrada ao perceber que sua irmã Maria não estava ajudando. Enquanto Marta, estava atarefada correndo de um lado para o outro , Maria decidiu sentar e apreciar a conversa!

Mas, quando Marta questionou Jesus sobre o assunto, ela não ouviu a resposta que esperava. Ele lhe disse: "Minha querida Marta, você está preocupada e chateado com todos esses detalhes! Só há uma coisa que vale a pena estarem preocupados. Maria descobriu isso." (NLT Lucas 10:41,42)

Quantas martas estão ocupadas, correndo por aí fazendo coisas para Deus, e esqueçe que a melhor parte é passar um tempo com Deus. Um tempo a sós com Ele, sentada aos seus pés

Esse tempo a sós com Deus realmente é a fonte de Provérbio 31: A força. . "Ela cinge os lombos com [a força espiritual, mental e aptidão física para que Deus lhe deu] e fortalece os braços" (Provérbios 31:17 AMP)

Nós poderíamos passar muito mais tempo preparando-nos espiritualmente. Mais tempo sentados aos seus pés, como Maria meditando na Palavra de Deus. Mas tempo como aquela mulher que lavou os pés do Senhor com as suas lágrimas e enxugou com os seus cabelos, mas tempo como a mulher samaritana, que depois de um diálogo franco e aberto foi transformada pelo Senhor.
Tire um tempo para ficar aos pés do Senhor e Ele vai vesti-la de força e dignidade para todos os seus propósitos.


O primeiro e grande princípio para uma vida perfeita na vontade de Deus é: "A força de uma mulher deve ser gasto em seu Deus."
"...e a tua força será como os teus dias” Declara Deut. 33:25. O Senhor nos dará força suficiente para hoje. Ele prometeu: "Não vos inquieteis pelo dia de amanhã,porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Ver Mateus 06:34.) Quando os filhos de Israel estavam peregrinando no deserto, Deus enviou maná todos os dias. A cada manhã eles saiam da tenda, e recolhiam a porção exata e suficiente para aquele dia. Minha querida você se tornará uma mulher forte, se você utilizar o fornecimento diário de força que Deus lhe dá.
Use a força de Deus, não a sua própria. "Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão; e andarão, e não se fatigarão." ( ver Isaías 40:31.) e você terá abundância de alegria, pois a "a alegria do Senhor é a vossa força." (Ver Neemias 8:10). Quando você deixar de usar as suas próprias forças e passar a usar a força que Deus te dá, você evitará o desgaste e já não se sentirá tão cansada.
A Bíblia diz em Marcos 12.30: "E amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, e com toda tua alma e com todo o teu entendimento e com toda a tua força: este é o primeiro mandamento." O primeiro mandamento é amar a Deus com toda a tua força, isto é, deixar de empregar a nossa força em coisa fúteis e banais, para gastar a sua força em Deus.
A Bíblia está repleta de exemplos de mulheres que usaram as suas forças em Deus, e os caminhos se abriram diante delas. Ana orou fervorosamente, e Deus lhe deu um filho ( ver I Sm 1.10); A mulher cananéia, clamou e o Senhor libertou a sua filha dos espíritos malignos ( ver Mt 15.21-28); várias Mulheres serviram a Cristo com as suas fazendas,( ver Lucas 08:03); Maria sentada aos pés de Jesus ouvindo Sua palavra, (ver Lc 10.39); Trifena e Trifosa trabalharam para o Senhor, (ver Rm 16:12) ; Maria ungiu Jesus com ungüento de grande valor ( ver João 12:3). Esta é apenas uma lista parcial das mulheres que usaram a sua força para o Senhor. O senhor tomou conhecimento deles. Tudo o que elas fizeram ficaram registrado diante de Deus. Amadas o Senhor tem te vestido de força, use esta força para Deus, deixe-se gastar por amor Dele “Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas” (ver II Cor 12.15). e você será uma mulher virtuosa.


Adriana de Paula

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CONGRESSO JOVEM





CONGRESSO JOVEM





SOBERANIA DE DEUS




Deus faz! Simples assim; seu poder opera na simplicidade


Mas o nosso Deus está nos céus;fez tudo o que lhe agradou. Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender. Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. Salmos 115.3; Jó 37.5; Eclesiastes 3.14

Ao escrever esse texto minha alma se alegra, jubila e glorifica ao Deus Todo Poderoso.
Lagrimas rolam do meu rosto sentindo a sua poderosa presença.
O homem não consegue entender a soberania divina, porque suas mentes estão corrompidas pelo pecado e que consegue saber sobre soberania resume-se em uma simples palavra "ditadura".
Muitos vêem Deus como ditador soberano - "fez tudo que lhe agradou" - o Altíssimo determina tudo que quer e temos que lhe obedecer sem direito a dizer o que pensa.

Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45.9

A concepção politico-filosófico, do homem de hoje, sobre liberdade, chama-se democracia e tudo e todos tem que se adequar a essa nova esfera; esse novo modo de viver. Ditador, hoje, não tem mais vez, graças a Deus, pois a definição para ditador é essa:
Magistrado supremo, eleito nas ocasiões de perigo para exercer temporariamente o poder absoluto, em Roma. Aquele que, investido no governo, concentra em suas mãos todos os poderes.
Um supremo que não acata criticas de ninguém e elimina quem o tenta fazer.
Provavelmente, o homem comum não entenderá este nível de dimensão, até porque, tem sido marcado pela crueldade, perversidade de tais lideres. O ser humano foi gerado em pecado; sua natureza é pecadora desde o nascimento, portanto, a inclinação humana, principalmente quando tem o poder em suas mãos, é agir de acordo com a sua natureza e ainda sob a influência do meio em que foi criado.
Na democracia, nas suas diversas formas, o líder principal, não tem o poder pleno, mais dividi-o com outros mais, poder legislativo e judiciário. O povo tem seus representantes e com isso tentam fazer sua voz serem ouvidas, dai vem os diversos seguimentos da sociedade cada um com seus direitos e deveres e todos regidos por uma constituição, mas o que parece bom, se tornou libertinagem; Colocaram na lei magna milhões de atalhos ( emendas ) afim de atender os desejos, talvez "direito", de cada seguimento dentro de uma nação, mas como a natureza do homem é pecadora o resultado é "libertinagem" se tornando "liberdade", em forma de lei; defino isso como "ditadura branca".
Deus não é nada disso; é infinitamente diferente de tudo que o homem tem conhecimento.
Deus é soberano, supremo, absoluto, imenso, eterno, todo poderoso, onisciente, onipresente, imutável, ...
e o mais importante, sua natureza é santa.

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaías 6.3

A palavra natureza é definida pela Wikipédia, a enciclopédia livre: Latim, natura, comp. pelo tema natus, p.pass. de nascere = nascer e urus = sufixo do particípio futuro de oritur = surgir, gerar, a força que gera. Essência e qualidade ínsita de um ser. Também entendido como "qualidade, índole, gênio, tipo, caráter" de um ser.
Deus é santo e isso lhe é comum, lhe é próprio, é da sua própria natureza; nada fará contrario à sua natureza.
O termo hebraico para santo,Qadash, provavelmente partiu de um conceito primitivo de separação ou remoção do sagrado do profano. Deus tomou a palavra e usou-a para descrever muitas coisas e atividades separadas para adoração. O termo para santo é encontrado predominantemente em sentido religioso e usualmente contém um significado fundamental de "separado", ou "fora" do uso comum. O uso do termo santo foi habitualmente restrito pelas regras cerimoniais ou limitado a certo povo (Israel, sacerdotes), lugares (tabernáculo), coisas (altares), ou tempos (sábado). O termo oposto a santo é "impuro" ou "profano" (veja Levítico 10.10).
Quando as Escrituras Sagradas afirma que Deus faz, esse fazer não é arbitrário, libertino, irracional, pecador, prejudicial. Tudo que é feito por Deus está relacionado com sua natureza santa, por isso afirmamos que tudo que Deus faz é perfeito e santo.
Ao fazer tudo que lhe apraz, revela a sua soberania e não tirania, e tudo que fez trouxe benefícios para a sua criação e em especial o homem.

Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do SENHOR fez isto? Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Jó 12.9; Eclesiastes 11.5

O homem é limitado para entender o que Deus faz e quando descobre um feito de Deus tem que admitir quão maravilhoso são as suas obras.

Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro. Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. Isaías 45.18; 42.5

O poder de Deus não é só para coisas grandes e tremendas, mas as pequenas, tais como as necessidades de suas criaturas.

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus 1.3

E em especial as necessidades dos homens.
A soberania de Deus é tão tremenda que tudo que Ele faz para sua gloria, contempla e beneficia o homem.

Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? Lucas 12.24

Deus está atento a tudo e tem o controle de tudo.
Analise nessas palavras o que Deus faz:

Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. Salmos 68.6
Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões. Daniel 6.27
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. Habacuque 3.19
Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome. Amós 4.13
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3.7
A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Salmos 63.8

Deus continua fazendo e velando pela sua palavra para a cumprir:

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5.17
E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1.12

Amem! Gloria seja dada ao Deus Todo Poderoso

Autor: Bel Pb Gildo Tercio
Bacharel em Teologia
Licenciatura Plena em Educação Religiosa
Presbítero da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Gestor da Assembleia de Deus em Caetés
Postado por Pb Gildo Tercio às 08:48

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OS PRINCÍPIOS DA ORAÇÃO




Quando a bíblia ensina que tu tens que fazer determinada coisa, faze-a. Esta é uma atitude de obediência á palavra de Deus,é uma regra feita para os sábios.
Quando Deus diz,devemos cumprir,não podemos questionar,é para obedecer.
Precisamos conhecer o que é orar,como devemos orar e o que,de fato,significam as vestes espirituais da oração,pelas quais o cristão tem que estar revestido todo o tempo e em todo o lugar. Paulo se expressou quanto á oração dizendo" Orai sem cessar( 1 Tessalonicenses 5:17).
Todos nós vivemos situações difíceis,enfrentamos problemas complicados,que precisam ser resolvidos. Sempre temos algo que necessita de uma solução. Há situações que surgem e, aparentemente,estão além das nossas forças e da nossa capacidade. Tu podes ser um pastor,um medico, um advogado,um empresário,um padeiro,uma dona de casa, um estudante,mas ha momentos,com os quais te deparas que são como verdadeiras"montanhas" diante de ti,que não te permitem vislumbrar uma solução.

A Bíblia nos dá o segredo p/ removermos "montanhas" e " explodirmos os diques" que impedem a nossa vida de seguir,com fluidez e harmonia o curso traçado por Deus. Para uns," as montanhas" são pequenos montes,mas p/ outros,elas são como se fossem o maior desafio do mundo. Meditem em( Jó 28: 7-9) O texto diz: Estende a mão contra o rochedo e revolve os montes desde as suas raízes. P/ o homem poder estender sua mão e remover a montanha,ele tem que andar por uma determinada vereda.
Há um caminho que abre pedras e a pessoa passa a ver e percebe coisas muito preciosas,e,por causa disto,arranca pela raiz os problemas que surgem em sua vida. meditem em( jó 28:10) Percebemos,com isto,que estamos diante de um tipo de poder que nos é ortogado pelo fato de trilharmos essas veredas,e podemos acabar,por exemplo,com o câncer, sem que fique alguma raiz ou célula cancerosa.Podemos solucionar o problema da droga e a pessoa não sentir mais nenhuma necessidade de usar cocaína ou de sentir o cheiro do cigarro.Podemos pôr fim á dependência alcoólica,á crise existencial,aos bloqueios emocionais. É um poder que nos capacita a ver coisas preciosas.

Qual é esta vereda que me faz estender a mão e tomar as rédeas das situações,fazendo-me subjugar os montes? Que vereda é esta que o leãozinho não conhece,que o falcão e a ave da rapina não tem acesso?
(É a vida da oração) Se estiveres,verdadeiramente,revestido do poder da oração,se tiveres os pés sobre a Rocha que É JESUS,conseguirás arrancar,pelas raízes,montes que representam problemas,vícios,doenças, enfim,o que for contrario á vontade do Senhor. Tu só não tocas no rochedo e não arrancas pela raiz, se não orares,se não andares p/ vereda da oração.

A palavra de Deus diz que há um esconderijo que a ave de rapina ignora. Ave de rapina é aquela que aparece de surpresa. São as situações diabólicas que surgem,mas que não podem penetrar na vida de quem ora a Deus. A palavra diz que o leão não conhece esse esconderijo. O leão é o símbolo de um ataque,e o seu rugido, na vida espiritual,é a voz do inimigo,que nos provoca,tenta nos afrontar,mas nao consegue nada, porque temos o escudo da oração, e por isso, nada pode nos atingir.
Quando estamos trilhando a vereda da oração,e oramos a Jesus constante e diariamente "raízes" do engano e do pecado são arrancadas. Há pessoas que precisam arrancar as "raízes" do seu passado,de erros que cometeram,com situações que continuam se arrastando por anos,sem vislumbrar uma solução. Esta é a hora de estender a mão p/ o rochedo, e pelo poder do Senhor Jesus Cristo,através da oração,arrancar tudo p/raiz.Assim falou o profeta em:( Zacarias 4: 6-7) Não por força... quer dizer as coisas que conquistamos são resultado da força que eu faço,nem pelo grito que eu expresso,mas é o Mistério de Deus que atua através do Seu Espírito quando Ele se manifesta na minha vida.

Quem és tu,ó grande monte'? Talvez tu estejas perguntando: Quem és tu,ó monte,que não me deixas ser feliz? Quem és tu,ó monte que me dás uma serie de bloqueios emocionais'? Quem és ti,ó monte que me levas a bebida,á droga,que me empurras por caminhos escuros e escuros? A palavra diz " Diante de Zorobabel ( Zorobabel era governador de Judá) meditem em ( Zacarias 4:10) Talvez, tu estejas vendo o monte,mas como não é por força nem por poder,mas pelo espírito de oração,esse monte se transformará numa campina,ou seja,os teus problemas desaparecerão,dando lugar á paz,á tranqüilidade, á harmonia e á alegria de viver.

Quando temos uma vida intima com Deus, através da oração,não há problema que resista a permanecer na nossa vida. A ausência da manifestação do poder sobrenatural de Deus, na vida do povo do Senhor,é decorrente da falta de uma vida de comunhão e de oração diária. A oração não pode ser um fardo na nossa vida,nem um peso,nem um negócio ela precisa ser um prazer,uma satisfação,uma alegria.meditem em( 1 Timóteo 2:8)
A vontade de Deus é que oremos sem cessar. Num momento de oração e de intimidade com o Pai,o cristão pode ser cem por cento honesto e verdadeiro. É quando o homem se desnuda na presença do Criador e pode falar de suas fraquezas,rasgar seu coração na presença de Deus e dizer:" Senhor,estou aqui! Sou como Elias,também sofro com sentimento errados,vivo situações que precisam ser corrigidas,tenho fraquezas,tenho sonhos que, há anos,gostaria que se realizassem. A oração deve ser algo prazeroso,porque a falta da manifestação do poder de Deus é resultado da negligência na vida de oração. Todo crente ele é ungido de Deus,possui a unção de Deus, a todos foi dada uma vida de fé.

Se começares uma vida, a partir de agora, a ter um vida de intima de oração e comunhão com Deus,se abrires o teu coração e tiveres momentos com Ele,todos os dias veras Seu poder sobrenatural e poderás estender a mão para o rochedo e arrancá-lo pela raiz. Se posso arrancar rochedo para a raiz, é porque "tenho na oração um poder onipotente" posso andar e cortar caminhos pelas pedras,e verei coisas maravilhosas nesta vereda,que outros,que não oram,não podem ver. meditem em( salmo, 91: 1-7) A vida intima com Deus,pela a oração,é o esconderijo do Altíssimo. Deus dará ordens aos Seus anjos a teu respeito.A oração é realmente uma vereda que leva á boa,perfeita e agradável vontade de Deus. Quando aprendemos sobre oração e colocamos em pratica, estes ensinamentos,coisas começam acontecer. A nossa falta de oração consiste no mesmo problema de Adão. meditem em ( Gênesis 3:8) Aqui neste capitulo mostra a raiz, a causa verdadeira p/ o povo não orar e, por isso não ver a manifestação da gloria de Deus: porque dão lugar ao pecado e fogem do Criador. Se a bíblia manda a orar,devemos fazê-lo.Mas,é necessário conhecermos o que é que nos bloqueia a nos impede de termos um vida intima com o Pai. Adão viu sua nudez,teve medo e se escondeu. Nu e escondido,neste contexto na bíblia que dizer ou significa estar vazio. Há ainda hoje muitos vive assim,vazios. vazio é a pessoa que esta desestimulada,sem calor espiritual,que perdeu o encanto e o vigor do primeiro amor com Deus,e, por isso,não consegue ver a presença de Deus em sua vida,pois tem o Espírito de Deus apagado- Ele está lá dentro.mas apagado.meditem em ( 1 Tessalonicenses 5:17-19)

Até pecar.Adão não tinha vergonha da sua nudez,porque estava coberto p/ gloria de Deus. O Senhor conversava com ele,todos os dias,na virada do dia. Ele tinha comunhão com Deus.Mas,quando pecou,escondeu-se. O mesmo acontece conosco. Estamos acostumados a ver a gloria de Deus em nossas vida,avivados,entusiasmados,cheio da gloria de Deus,temos comunhão com o Senhor.Mas,se esquecermos a oração,nos envergonhamos perante O Criador. Quando Adão pecou,sentiu-se longe de Deus,desprotegido,e,por isso teve medo. Deus está nos mostrando que muitos fardos,muitas situações,guerras,pelejas e intrigas surgem na nossa vida por falta de provisão de Deus,porque não andamos na vereda da oração. A pessoa que não ora a Deus é,espiritualmente, estar nua e vazia. Quem não ora a Deus tem o Espírito Santo apagado,porque esta desestimulado na vida espiritual.

Lembremos a oração é arma espiritual do Cristão,onde o Senhor nos ensinou.orar sem cessar,orar em todo tempo,em todo lugar,orar por aqueles que te perseguem,orar uns pelo os outros. amem e amem que a partir de hoje apliquemos estes ensinamentos do Senhor a sua igreja que somos nós Revesti-vos de toda armadura de Deus,meditem( Efésios 6:10-20 Efésios 6:11.) graça e paz ate o próximo tema em graça.