sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A DISCIPLINA DE DEUS




Estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrija?
Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. (Hebreus 12:5-11)


PENSAMENTO:

Através deste estudo, veremos como Deus disciplina (educa) seus filhos. A salvação não se perde, mas Ele disciplina a seus amados. Deus disciplina aos que ama. Isto tudo para que possamos participar de sua Santidade.

1. Deus garante que proverá este cuidado a todos os seus filhos (eleitos).
a) O Senhor ao que ama disciplina.
Hb 12:6
"porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe."
b) De Deus não se zomba; o que o homem semear, colherá.
Gl 6:7-10
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba(1); pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos(2).
Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé."

2. Disciplina é da parte de Deus e não do homem.
a) Minha é a vingança, diz o Senhor.
Rm 12:19
"não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei diz o Senhor."
b) Castigados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
ICo 11:31,32
"Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo(3)."

3. Os bastardos (filhos do diabo) não são disciplinados por Deus porque não são seus filhos.
a) Se estão sem disciplina são bastardos.
Hb 12:8
"Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos(4) e não filhos."

4. Exemplos bíblicos de bastardos e filhos do diabo.
a) Jd 4
"Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação(5), os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem(6) a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo."
b) I Jo 2:19
"Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos, porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos."
c) Jo 17:12
"Quando estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura."
d) Mt 7:21-23
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos(7) demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade(8)."
e) II Ts 3:2
"e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos."
f) II Ts 2:3
"Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha apostasia(9) e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição."

5. Deus tem três medidas.
a) Disciplina.
Hb 12:10
"Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade."
b) Correção.
Sl 94:12,13
"Bem-aventurado o homem, Senhor, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei,
para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio."
c) Açoite.
I Jo 5:16
"Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue."
ICo 5:5
"entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus."

6. Exemplos bíblicos sobre a disciplina.
a) Sansão;
b) Davi;
c) O povo de Israel;
d) Pedro;
e) Ananias e Safira (açoite).

7. A disciplina não é só aplicada por atos pecaminosos, mas também por se fazer afronte ao Espírito de Graça.
a) Hb 10:26-31
"Porque, se vivermos deliberadamente(10) em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;
pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.
Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.
De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou(11) o sangue da aliança com o qual foi santificado e ultrajou o Espírito da graça?
Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo."

8. Versículos do antigo testamento sobre a disciplina de Deus.
a) Bem aventurado a quem Deus corrige.
Sl 94:12,13
"Bem-aventurado o homem, Senhor a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei,
para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio."
b) Não menospreze a correção do Senhor nem desmaies.
Pv 3:11,12
"Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão.
Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem."
c) Regerei com vara de ferro e açoitarei, mas não mudarei minha misericórdia.
Sl 89:30-36
"Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos,
se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos,
então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade,
Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade.
Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.
Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?):
A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim."

PALAVRA FINAL: A disciplina de Deus não permite que o crente viva em atos de libertinagem, já que o Espírito Santo o corrigirá a todo tempo. Não menosprezes a Disciplina, pois isto mostra que estás sendo santificado em tua conduta.

Lembre-se sempre. A Palavra de Deus é algo tremendo, de tal maneira que homem nenhum pode questionar ou julgar. O filho de Deus, que é sábio, apenas ouve e guarda no coração, sem questionamentos, desde que ela testifique em seu coração. Como diz em I Co 2:13 : "Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais

Nenhum comentário:

Postar um comentário