quarta-feira, 11 de maio de 2011

AGAR: SERVA DUAS VEZES!



Agar, mulher egípcia, levada a uma terra estranha, longe de sua parentela, de seus amigos, de suas crenças, para servir a Sara; mulher de Abraão.

Deixando para trás seu dialeto, seu país: o Egito; onde havia fartura de alimentos, para adentrar a uma terra árida: o deserto; com pessoas de costumes e tradições diferentes, falando um outro idioma, no qual teria que aprender para sua sobrevivência.

E como toda serva; Agar estava pronta a servir a sua senhora.

Um certo dia Sara, no qual era estéril, manda Agar, sua serva deitar-se com seu senhor, para assim coabitar com ele, gerando então um filho para Sara.

Embora Agar tenha sido chamada para ser serva e não concubina, todavia como serva leal e obediente prontamente atendeu ao pedido de sua patroa, coabitando com seu patrão, vindo a gerar uma criança.

Agar sabia que aquele filho que estava gerando não seria seu, no entanto, pode sentir a cada dia a transformação de seu corpo. Seus seios preparavam-se para ser a fonte de alimento do rebento e estrias em seu corpo anunciavam que sua barriga estava crescendo, dando lugar para a criança desenvolver. E como toda mulher grávida, Agar além de experimentar as mudanças físicas em seu corpo, pode sentir também as mudanças emocionais e psicológicas.

Toda mulher grávida sonha em criar seu filho, alimentá-lo, instruí-lo, vê-lo crescer e ser alguém de destaque, bem sucedido, nesta sociedade embora um tanto corrompida; e dizer: ?Eu o instruí?.

Todavia, Agar sabia que esta tarefa estava designada a Sara, pois ela somente estava gerando um filho que após sair de sua madre seria entregue aos braços de sua senhora. Mesmo grávida não deixou de ser serva para ser esposa de Abraão, ficou em seu posto, atendendo aos caprichos de sua senhora.

Sabemos que a mulher grávida fica mais suscetível devido às alterações hormonais que ocorre em seu organismo. Algumas exprimem mais necessidade de afeto e atenção de seu esposo e familiares, outras, sensibilizam? Se com mais facilidade aos fatos que ocorrem ao seu redor; no entanto Agar jamais poderia exprimir tais atitudes, ou ter tais desejos, mesmo porque ainda que grávida, era considerada mãe solteira, e seus parentes também não estavam perto dela para a ajudarem neste momento tão delicado. Estrangeira e sem família, Agar pode sentir a dor da solidão.

Embora sendo uma mulher fértil, escolhida por sua senhora, para gerar-lhe um filho, sentiu o desprezo de Abraão, pois o mesmo outrora tivesse coabitado com ela, tinha como primazia sua mulher Sara , no qual havia sido escolhida por Deus para ser a mãe de muitas nações; ainda que Sara e Abraão não tivessem esperado o tempo oportuno de Deus para que fosse realizada esta promessa divina.

Agar sentindo a criança em seu ventre entendeu que estava em vantagem em relação a sua senhora, pois a mesma era estéril e avançada sua idade, então a despreza, a ponto de Sara sentir-se fragilizada, reagindo então as atitudes de sua serva, humilhando-a; e Agar foge rumo ao deserto.

Deus faz promessas a Agar?

No deserto Agar encontra uma fonte de água, e o Anjo do Senhor aparece a fim de acudi-la na sua aflição. Permitindo que ela saciasse não só sua sede física, más que experimentasse também da sua Graça e da sua misericórdia.

O Anjo do Senhor escuta suas queixas, porém manda que ela volte e humilhe-se perante sua senhora, pois ela havia sido chamada como serva, e sendo serva seu dever era o de servir.

No tocante a esta situação, o Anjo do Senhor, faz-lhe promessas, garantindo continuidade a sua descendência e a de seu filho Ismael e dele sairia uma grande nação. Mostrando assim a Agar, ainda que Deus havia escolhido a Sara para ser a mãe de muitas nações, todavia jamais desprezaria a ela e a seu filho.

Agar creu nas promessas que o Anjo lhe falara, e voltou para junto de sua senhora e humilhou-se perante ela.

Deus revela-se novamente a Agar no deserto?

No tempo determinado por Deus, Sara dá a luz a Isaque, e toda sua atenção passa a ser voltada para o menino, rejeitando então a Ismael.

Quando Isaque foi desmamado, seus pais deram um grande banquete, porém a Bíblia não relata fato similar quando Ismael foi desmamado.

Um certo dia Sara vê Ismael caçoar de Isaque e irada pede a seu marido que os despeça, pois não queria que Ismael fosse herdeiro juntamente com Isaque.

Deus vê a tristeza de Abraão em ter que tomar tal atitude, porém Deus tinha um plano para Isaque, e jamais deixaria que Abraão interviesse com suas atitudes, e o Senhor lhe diz para que faça segundo a vontade de sua esposa. Mesmo porque Deus não desampararia a Agar e Ismael, pois ele também era seu descendente.

Abraão despede-os com um odre de água e um pão, e Agar sai com seu filho, errante pelo deserto, sentindo-se rejeitada, massacrada, desiludida, com amargura na alma, pois como serva procurou servir sua senhora em tudo quanto lhe foi designado. Por sua senhora, sofreu as dores de parto, permitindo que uma criança viesse ao mundo.

Quem sabe Agar, sentiu-se usada e traída por seus senhores.

E quando se acaba a água do odre, não tendo alternativa, pois estava só no deserto; colocou seu filho embaixo de um arbusto e afastou-se para que não visse o menino morrer.

Então levantou a voz em desespero e chorou amargamente.

Porém Deus escutou a voz do menino que chorava e o Anjo do Senhor, revelou-se novamente a Agar. Pois ainda que Sara havia rejeitado a Ismael, mandando-o embora de sua presença; Deus havia feito anteriormente uma promessa a Agar e jamais a quebraria.

E Deus em sua excelência, preparou para Agar e Ismael, um poço com água fresquinha para alimentá-los fisicamente e espiritualmente em sua longa caminhada. E diz na palavra do Senhor, a Bíblia Sagrada, no livro de Gênesis, precisamente no capítulo 21, e versículo 20: E Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou um flecheiro.

Deus jamais quebra sua aliança, um dia ele prometeu a Agar, e nunca deixou de cumprir.

Quem sabe... Você esta passando por uma situação parecida com a de Agar. Onde devido a algumas circunstâncias teve que deixar sua casa, seus parentes, seus amigos, quem sabe até sua cidade ou seu país, em busca de um ideal. E agora, você está sofrendo, sendo humilhado, rejeitado, por ter acreditado um dia que as pessoas não fazem diferença uma das outras, e que valeria a pena tudo o que você investiu neste propósito.

Quem sabe... Você errou num determinado ponto de sua vida, e as pessoas estão te massacrando por isto, dizendo que não há perdão para o teu erro!

E neste momento de auto-análise, você nota que talvez deveria ter agido diferente, ou buscado mais a Deus, pois hoje você não vê solução para o seu problema.

Quem sabe... Você foi usado por alguém, e no momento em que você mais precisava de um ombro amigo, lhe despediram, dando como argumento que você não servia mais para aquela função. E você sai deste relacionamento, machucado, deprimido, sentindo-se um fracassado, esperando como Agar... somente a morte.

Quem sabe... Você está num deserto que parece que não tem fim, e olha para um lado e só vê dunas de areia, olha para o outro e não vê ninguém que possa lhe ajudar, e o desanimo já tomou conta de sua vida de tal maneira a ponto de você já não ter força mais para lutar.

Todavia... Quero te dizer que Deus é o seu socorro bem presente na hora da angústia, e como Agar que estava no deserto, entregue a morte, com seu coração dilacerado, angustiada, e quem sabe se sentindo culpada por ter concebido a Ismael e agora, sem teto para morar, sem comida, sem água, desamparada, tendo que ver seu filho morrer a míngua; porém quando Agar levantou a sua voz e abriu seu coração, dando lugar para a lágrima sincera e entendendo que ela sozinha nada poderia fazer, então DEUS entra em cena, declarando seu amor, seu cuidado e atenção para com ela e seu filho, providenciando água fresquinha, saciando sua sede e sua solidão.

Deus jamais quebrou uma promessa feita por Ele. Ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel em suas palavras.

E por amor a nós, entregou seu único filho, o qual não conheceu pecado, porém se fez pecado por nós, sendo pendurado num madeiro, derramando seu sangue por nós, para que hoje tenhamos o direito a uma nova vida, com Cristo Jesus. E somente Ele tem o poder de perdoar seus pecados, e fazer-te uma nova criatura, e se você acredita nestas palavras, saiba que Ele já lhe perdoou. Pois aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já se foram e eis que tudo se faz novo. Jesus veio para todo aquele que deseja ter uma vida nova e eterna.


Receba irmãos, o perdão e a benção de Deus, e serás como um jardim regado, cujas folhas não caem e tudo quanto fizer, prosperará!

Texto de Elen Viana Lamarque
Assembleia de Deus Belém Americana São Paulo

terça-feira, 10 de maio de 2011

O VALOR REAL DA BÍBLIA




Há muitos anos atrás, existiu um homem muito
rico que no dia do seu aniversário chamou
toda a criadagem em sua sala para
receberem presentes.

Colocou-os à sua frente na seguinte ordem:
O cocheiro - o jardineiro - a cozinheira - a
arrumadeira - o pequeno mensageiro.

Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o
motivo de chamá-los e por fim, fez uma
pergunta, esperando que cada um
desse sua própria resposta.

O que você prefere receber agora: esta
Bíblia ou este valor em dinheiro?

Eu gostaria de receber a Bíblia, respondeu
o cocheiro. Mas, como não aprendi a ler,
o dinheiro me será bem mais útil!

Recebeu então o dinheiro, e agradeceu.
O patrão pediu que não saisse do lugar

Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha
e, escolhendo bem as palavras, falou:

Minha mulher está adoentada e por esta
razão tenho necessidade do dinheiro,
em outra circunstância escolheria,
sem dúvida, a Bíblia.

Como aconteceu com o primeiro, ele
também permaneceu na sala após
receber o dinheiro do patrão.

Agora, pela ordem, falaria a cozinheira
que teve tempo de elaborar bem
a sua resposta:

Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo
nem para folhear uma revista, portanto
prefiro o dinheiro assim compro
um vestido novo.

Eu já possuo uma Bíblia e não preciso
de outra; assim, prefiro o dinheiro -
informou a arrumadeira.

Finalmente chegou a vez do menino
de recados. Sabendo que ele era
bastante necessitado, o patrão
se adiantou e disse:

Certamente você também prefere o
dinheiro, para comprar uma nova
sandália, não é meu rapaz?

Muito obrigado pela sugestão. De fato,
estou precisando muito de um novo
calçado, mas prefiro a Bíblia.

Minha mãe me ensinou que a palavra
de Deus é mais desejável que o ouro
- disse o pequeno mensageiro -

Ao receber o bonito volume, o menino
feliz abriu a Bíblia e nisso caiu aos
seus pés uma moeda de ouro.

Virando as páginas, foi deparando
com outros valores em notas.

Com isso, os outros criados perceberam
seus erros e, envergonhados, um a
um foram deixando o recinto.

A sós com o menino, o patrão
disse comovido:

Que Deus o abençoe meu filho. E também a
sua querida mãe, que tão bem o ensinou
a valorizar a Palavra de Deus!

sábado, 7 de maio de 2011

"CHORA MAS CONTINUA CAMINHANDO"



O título desta postagem é uma frase dita por uma secretária chamada Sandra às suas colegas de trabalho, quando tentavam se salvar de um incêndio ocorrido em edifício comercial no centro de Taubaté (SP), no dia 4 de fevereiro de 2.011. Ao se verem cercadas pelo fogo e pela fumaça tóxica, aquelas mulheres se desesperaram e, paralisadas, só gritavam e choravam muito. Num brado cheio de autoridade e determinação, Sandra disse àquelas mulheres que até podiam chorar, mas que continuassem caminhando. Foi o que fizeram e todas se salvaram.

Este fato me fez refletir sobre as tantas e tantas vezes que, direta ou indiretamente, o Senhor Deus me disse a mesma coisa, quando estive em meio a tribulações terríveis. Quantas vezes só chorei, sem forças para lutar e prosseguir! Quantas vezes me vi cercada por "labaredas", sem a menor visibilidade, sem saída nenhuma, mas em um dado momento a voz do Senhor me apontou o caminho, levantei os olhos, vi a saída e uma força sobre natural me fez reagir e dar a volta por cima!

Muitas vezes Deus usa pessoas ao nosso redor para nos transmitir o seu recado e devemos estar atentos a isto. Temos que diariamente pedir ao Senhor que nos dê o discernimento necessário para saber diferenciar o recado que vem dEle, porque o diabo nos assedia constantemente, trazendo palavras de derrota. Aquelas mulheres paralisadas e em desespero estavam sob o domínio do medo, uma sensação transmitida pelo diabo. Elas certamente morreriam ali, não fosse a intervenção de Deus, através de Sandra. Quando Deus fala, o diabo se cala, porque a voz do Senhor é forte e poderosa!

Então hoje aqui eu quero fazer como fez Sandra: Digo a todas vocês, minhas leitoras que eu amo tanto: VOCÊS PODEM ATÉ CHORAR, MAS CONTINUEM CAMINHANDO! Não entreguem os pontos, não desistam da luta, descruzem os braços, não se autoflagelem e nem vivam de murmurações, porque pra tudo há uma saída sempre.

Meditem na força que tem A VOZ DO SENHOR em SALMOS 29:

"Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força.
Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade.
A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.
A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.
A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.
Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.
A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.
A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.
A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.
O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente.
O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz."

Mãe, Exemplo de Mulher Eyshila e Liz Lanne

QUANDO DEUS CRIOU AS MÃES!



No dia em que Deus criou as mães, um anjo apareceu-lhe e disse:
-Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
-Você já leu as especificações desta encomenda?
Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico.
Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças.
Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
-Seis pares de mãos Senhor? Parece impossível?!

-Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?

O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
-E tem isso no modelo padrão?
O Senhor Deus assentiu:
-Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: "Eu te compreendo e te amo!" - sem dizer uma palavra.

E o anjo mais uma vez comenta:
-Senhor... já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.

Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
-Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
-É muito delicada, Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
-Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:
-Há um vazamento ali, Senhor...
-Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
-Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.
-Mas disse o Senhor: isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...

Essa ilustração é tocante.Deus tem uma compreensão especial pelo coração de mãe,

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." Is 49.15

A melhor coisa que podemos fazer com e pelos nossos filhos é leva-los a Deus e deixá-los sob a benção do Senhor. Como mães cristãs precisamos entender que nem sempre teremos os filhos debaixo de nossos olhos. Entregue seus filhos nas mãos de Deus. Ore sempre pelos seus filhos. Temos que confiar que a graça de Deus suprirá o que faltar em nossos esforços.

Quero deixar também para a sua meditação..

AS BEM AVENTURANÇAS DA MÃE CRISTÃ

* Feliz a mãe que se entrega nas mãos de DEUS e busca o seu reino em primeiro lugar, certa de que "todas as demais coisas lhes serão acrescentadas".

* Feliz a mãe que ensina os filhos no caminho em que devem andar, para que, "ainda quando forem velhos não se desviem dele".

* Feliz a mãe que pode ser achada como mulher virtuosa, cujo valor excede o de finas jóias.

* Feliz a mães cujas mãos estão dispostas ao trabalho; "atende ao bom andamento de sua casa e não come o pão da preguiça".

* Feliz a mãe cujos filhos "levantam-se e chamam-na bem-aventurada e seu marido a louva, dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas".

* Feliz a mãe que, como Ana, educa seu filho para Deus; ela o leva para a casa do Senhor.

* Feliz a mãe cuja a glória não está apenas nos filhos ou no lar, mas na certeza do lar eterno.


DEUS te abençõe querida mãe!

terça-feira, 3 de maio de 2011

MÃE MÁ!


O texto, a seguir transcrito, foi publicado recentemente por ocasião da morte estúpida de Tarcila Gusmão e Maria Eduarda Dourado, ambas de 16 anos, em Maracaípe Porto de Galinhas. Depois de 13 dias desaparecidas, as mães revelaram desconhecer os proprietários da casa onde as filhas tinham ido curtir o fim de semana. A tragédia abalou a opinião pública e o crime permanece sem resposta.

(Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra)

“Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que hora regressarão.

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram dos supermercados ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: “Nós pegamos isto ontem e queriamos pagar”.

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas dos meus olhos.

Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso ( e em alguns momentos até odiaram).

Essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhe dizer:

“Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo...

As outras criianças comiam doces no café e nós só tinhamos que comer cereais, ovos, torradas.

As outras crianças bebiam refrigenrante e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tinhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós faziamos com eles.

Insistia que lhe disséssemos com quem iamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade.

E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata!

Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saissemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer.

Enquanto todos podiam voltar tarde, tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelo menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa ( só para ver como estávamos ao voltar).

Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescencia.


Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescencia.

Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

FOI TUDO POR CAUSA DELA!

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o melhor para sermos “PAIS MAUS”, COMO MINHA MÃE FOI. Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS!

Aquelas que já são mães, que não se culpem, e aquelas que serão, que isso sirva de alerta!

DEVOCIONAL


VERSÍCULO:
“Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor,
assim também nele andai”.
-- Colossenses 2:6

PENSAMENTO:
“Novo e melhor!” Este é o refrão de marketing para
re-introduzir um produto que caiu de moda com os consumidores.
Muda-se algumas coisas e depois lança-se o velho produto. Paulo
quer que os colossenses saibam que Jesus não precisa ser
“renovado e melhorado”. Ao invés disso, precisam segui-lo como
Senhor assim como fizeram quando foram convertidos. Esta é a nossa
necessidade também. Nossas vidas precisam ser enraizadas e
nutridas em Cristo Jesus como Senhor, cheias de gratidão pelo
incrível presente de graça que Deus nos deu através do seu
Filho.

ORAÇÃO:
Amoroso Pai e Todo Poderoso Deus, obrigado pelo presente da sua
graça dada para mim através de Jesus Cristo. Perdoe-me quando
fico fascinado por coisas porque são “novas” ou quando fico
distraído e quero algo novo. Por favor, renove meu andar com Jesus
cada dia. Fortaleça minha gratidão pelo senhorio dele na minha
vida e que esse senhorio me ajude a encarar as dificuldades que
aparecem pelo caminho. Ajude-me a enfrentar as dificuldades como
oportunidades para servir cada dia com alegria, força, esperança
e poder. Em nome de Jesus. Amém.