segunda-feira, 13 de junho de 2011

A HISTÓRIA DE RUTE




A HISTÓRIA DE RUTE

Rute - Companheira Data aproximada: 1100-1050 a.C. Moabita, casou-se com um dos filhos de Noemi, Malom ,cuja Familia era israelita, onde adotara Javé por seu Deus e torna-se merecedora do favor divino. Seu esposo morreu, e Rute decidiu ir embora de seu país Moabe, e acompanhou Noemi sua terra Natal em Belém. Depois de Algum tempo Rute casou-se com Boaz, um rico proprietário, parente de Noemi. Fatos acerca: Uma mulher Constante Amor filial, constância, piedade: Rt 1.16 Trabalhadeira: Rt 2.6,7,23 Obediência Filial: Rt 3.5 Nome sem mancha: Rt 3.11 Companheira Graciosa.
Rute era a viúva de Malom, filho de Elimeleque e Noemi. Seu marido morreu em Moabe e ela chegou a Belém, Judá, com sua sogra viúva, Noemi. Visto que era tempo da colheita de cevada, Noemi mandou-a apanhar espigas, e tais sementes que caíam no campo após os segadores, que Deus ordenou a Seu povo a deixar. Desde que foram viúvas, essa era, provavelmente, a única maneira que possuíam de obter comida.
Pela providência de Deus, Rute chegou a colher no campo de Boaz, que era um parente próximo de Elimeleque, provavelmente um primo ou sobrinho. Quando Boaz viu Rute colhendo no seu campo, seu coração foi, de alguma maneira, movido e disse a ela para colher com suas próprias donzelas e para beber da água que seus homens haviam tirado. Disse ainda aos trabalhadores para deixarem cair um pouco de cevada no chão, em punhados que ela pudesse apanhar mais abundantemente.
No capítulo três, vemos Rute oferecendo-se ao serviço, assim como nós, que encontramos a graça nos olhos de Cristo, devemos nos oferecer em serviço a Ele. Não há nenhuma razão explícita para isso, assim como não há um porquê para Jesus nos amar, mas Boaz amou Rute e, no capítulo quatro, passa a fazer os negócios necessários para comprá-la como sua esposa. Se isso fosse feito, eram necessárias três coisas: ele deveria ser o parente disposto mais próximo, deveria pagar toda a dívida com a terra e precisava estar disposto a pagar e ter a viúva como sua noiva.
Havia um parente mais próximo que Boaz e que se alegrou por comprar e possuir a região, mas ele não queria Rute; então, Boaz comprou a terra e Rute para que fosse esposa. Tiveram um filho chamado Obede, que mais tarde seria o avô de Davi. (Rute - Capítulos 2-4).
Este é um belo retrato de como Cristo nos amou enquanto nós ainda éramos pecadores, comprou-nos com Seu próprio sangue precioso e conjugou Sua herança para nós, fazendo-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Ele próprio (Romanos 5.8).












A FIDELIDADE DE RUTE

Rute era uma jovem moabita,pertencia a uma terra chamada Moabe,a onde o povo não servia ao Deus único,pois era um povo idólatra.
Noemi sua sogra,mudou-se com seu marido e seus dois filhos para esta terra,por causa da fome que assolava Belém de Judá,um de seus filhos casou-se com Rute,este veio a falecer assim como seu irmão e seu pai,e ambas ficaram viúvas.

Noemi resolveu voltar para sua terra natal porque soube que a fome cessara, e disse para suas noras: Voltem para casa de seus pais e para seus deuses, porque não tenho mais filhos para que se casem, e elas choraram muito, pois à amavam.

A outra se foi, mas, Rute não quis abandonar sua sogra, e disse: "Não me instes para que te deixe, e me obrigues a não seguir-te.A onde quer que fores irei eu,a onde quer que pousares posarei eu.O teu povo será o meu povo,o teu Deus será o meu Deus."(Rute.1:16)

Quando Rute chegou a Belém com sua sogra, ela foi ao campo colher espigas para ambas se alimentarem, e por acaso entrou no campo de Boáz,um homem poderoso e muito rico,e que era parente de sua sogra,ali Deus fez aquele homem olhar para Rute com afeto,e ele deu tudo o que ela precisava,e ainda casou-se com ela..

A conclusão que tiro desta história é: Que a fidelidade para com Deus nos traz grandes vitórias, esta jovem-senhora abandonou seus pais, sua terra, seus deuses (ainda que falsos, mas era o que ela conhecia) para seguir sua sogra.

Essa atitude fez com que ela conhecesse um Deus verdadeiro, que supriu todas as suas necessidades e ainda lhe deu um casamento abençoado, e ela veio a se tornar uma das mulheres mais ricas daquela terra, e ainda mais, ela teve o privilégio de ser mãe do avô de Davi, e da linhagem deste, veio a nascer o Senhor Jesus, "isto é muito forte!"

Quando você renuncia as suas vontades, a sua vida para seguir ao Senhor Jesus, tudo se faz novo em sua vida, Deus abre as portas que estavam fechadas, você passa a ter uma vida abundante e o mais importante, a salvação eterna.

Porque o Senhor Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida. E a tenham em abundância."(João 10:10)Ele disse também:"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça,e as demais coisas vos serão acrescentadas."(Mateus 6:33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário